Canyoning, Escalada, Rappel, Slide, Tirolesa, DH, Downhill, Paintball, BTT, Caminhadas, PR Pequenas Rotas, GR Grandes Rotas, Manobras com cordas, Férias Desportivas, Escapadinhas, Trabalhos Verticais, Montagem de Lonas, Montagem de Outdoors, Espeleologia, Orientação, Convívio, Diversão, Formação, Animação Desportiva, Turismo Descoberta, Técnicos de Informação e Animação Turística; Turismo Desporto Aventura; SlackLine.

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Trilho dos Canos de Água

Dia de feriado
5 de Outubro (com letra maiúscula =P)
E lá partimos para Viana do Castelo (com o sol e o vento a baterem nos cabelos, porque o carro agora dá para isto) pela estrada nacional para evitar as SCUT's...

Objectivo: O topo do monte de Sta. Luzia, para dar às botas e trilhar a PR proposta no local, que segue os "canos de água" que ainda abastecem os reservatórios da cidade.

O dia de sol ajudou e o passeio foi muito agradável.
Partimos de Sta Luzia, com uma vista fenomenal sobre a cidade... a foz do Rio Lima a colorir o postal.
Descemos por trilhos de terra e pedra entre eucaliptos e pinheiros, com cheirinhos que trazem à memória a infância, até chegar aos Arcos do Fincão.
Neste local a paisagem e o trilho alteram-se, proporcionando ao caminheiro o verdadeiro ex-libris do percurso. São alguns km's sobre os canos de água, por vezes em equilíbrio, entrando no seio da montanha e da vegetação.
Atingido o topo, o percurso torna-se mais vulgar: um pouco de alcatrão numa incursão à aldeia de S. Mamede, um local interessante de visitar; uns km's de terra batida até ao miradouro (belas paisagens), da casinha dos aviões; uns lindos bosques a terminar a incursão.
O percurso está muito bem sinalizado.
Pena que alguns dos pontos de interesse não estejam bem geridos (como por exemplo o miradouro da carreira de tiro onde não se vê a vista por causa da vegetação).
Percurso fácil e simples.

Fim da tarde no Natário para devorar uns doces regionais.
Feito...

Venha o próximo
Abraços Tribais
(por motivos que nos são alheios as fotografias fugiram do computador... mal voltem das férias partilhamos o link)

 

Sem comentários: